sábado, 22 de maio de 2010

Se vc é amigo de alguém que tenha câncer

Nunca, mas nunca mesmo diga: - Vc TEM que tomar uma erva maravilhosa que só cresce na Namíbia. Não é comprovada cientificamente, mas é milagrosa!!! Minha tia que morreu, tomou.- Primeiro, não TEM que nada, só se o médico deixar. E a gente não quer receita da tia que morreu!
Nada de abraços nem olhares tipo pé-na-cova. É péssimo. Só carinho sincero. Se não conseguir fique na sua, é melhor.
Se vc for marido, ex-marido, namorado, ex-namorado, amante, ex-amante ou simplesmente um macho por perto, elogie. Diga que ela está bonita de lenço, que a carequinha é bonitinha, que a magreza é legal (bem, se ela estiver gordinha, acho melhor ficar calado). É muito bom ouvir, só não exagere, a gente desconfia. Elogios de amigos gays ou de amigas são bons, mas não surtem o mesmo efeito.
Não se ofenda se a gente não retornar a ligação, nem tenha ciúme de outra amiga!
Visita, só com hora marcada.
Ofereça-se para: fazer compras, ir ao banco, levar o cachorro para passear, passear com o filho, lavar a louça. Tem dia que a gente não consegue fazer nada disso.
Agora o mais importante: Jamais insinue coisas do tipo “ vc deixou a doença entrar”, “ o que vc fez para ficar doente”, “câncer é cabeça ruim”. EU Não FIZ NADA! Além de todo sofrimento, tem gente que acha que a culpa é nossa! Ainda tenho que me sentir culpada? A ciência ainda não sabe o porquê de algumas pessoas ficarem doentes e outras não. Carinho de novo.

10 comentários:

  1. Amiga.... sem comentários! sabes q. podes contar comigo para tudo e algo mais!

    ResponderExcluir
  2. Eu, tu, ele, nós, vós, eles. Não, eu não sou de câncer, sou de aquário. Mas sim, eu tenho câncer. Não, eu não sou doente, eu estou doente. Sintomas? Nenhum. Mas o bicho continua lá. E eu aqui. É possível ser feliz com câncer? Sim, é possível. É duro, mas é possível. Você, Marcia Cabrita querida, é mais que uma amiga: é uma mulher extraordinária, companheira, solidária, corajosa, divertida e... blogueira internacional!!!! O câncer nos faz ser ainda melhores do que somos. O que é a cura? Curar é transformar. Você, neste momento, já está se curando, pois está sendo capaz de transformar a sua dor em experiência criativa, compartilhando-a de forma positiva com outras pessoas, as que têm câncer e as que não. Afinal, a vida não dá certeza pra ninguém, não é mesmo? Te deram um limão (que limão mais azedo, arg!) e você está fazendo a limonada mais gostosa do pedaço! Sim, é possível continuar bela e gostosa mesmo tendo câncer! (E quem não for capaz de reconhecer esse poder em você tá por fora do que realmente significa beleza). Eu te adoro e te admiro ainda mais! É isso aí, Marcia, força na peruca! Você é e está LINDAAA!
    Beijo na careca sexy,
    Raquel Liborio.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Agradeço muito o que você diz. Algumas pessoas muito próximas a mim já tiveram câncer, e realmente a gente fica perdido, sem saber o que fazer ou como agir. Obrigada pela sinceridade, quero continuar lendo o que você tem a dizer. Estaremos com você.
    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  4. Oi Márcia
    Eu tive cancer de mama e assim como vc tratei com o Eduardo Bandeira de Mello.Com aquela cara de pitbull é um puta médico. Já fazerm oito anos, não vou lhe dizer que foi fácil passar por seções de quimio e radio mas passei e estou curada. È o que vai acontecer com vc, mantenha esse astral bom,sem preconceitos, com garra. Já lhe vi na Oncoclínicas pois tenho acompanhado minha sogra que está em tratamento lá.
    Tudo de bom para vc, e tenha certeza que tudo dará certo pois somos previlegiadas de termos como médico o Eduardo.
    Bjs
    Heloisa Stiebler

    ResponderExcluir
  5. Oi Márcia
    o Ancelmo Goes colocou hoje na coluna dele teu endereço de blog e não podia perder a chance de vir aqui pra te dizer que sempre fui tua fã, e agora sou mais ainda; parabéns pela coragem e perseverança e pela maneira de encarar essa doença de cabeça erguida, porque sei que não é nem um pouco fácil, sei porque tb tenho câncer, mas o meu é ósseo, e, como você, vou sair dessa mas a gente sabe que nem sempre é fácil, principalmente os primeiros dias, mas no fim acaba dando tudo certo...força e vamos em frente, bjs...

    ResponderExcluir
  6. Perfeito no seu comentario sobre a doença.Já escutei a mesma coisa que voce e pensei da mesma maneira,EU SOU CULPADA POR FICAR DOENTE?EU PROCUREI ISSO?Vamos pensar muito antes de emitirmos opiniões sobre assuntos que desconhecemos pois podemos magoar e entristecer pessoas a quem amamos.

    ResponderExcluir
  7. Marcia eu já te admirava como atriz. Os trabalhos que vi, comédias, foram incríveis! todos dizem que fazer comédia é bem complicado, que vai além da necessidade básica de talento, é também questão de "timing" mas acima de tudo sensibilidade.
    Agora sei que além de sensivel, inteligente, e corajosa você é extremamente generosa.
    Ao fazer esse Blog, voce não imagina com ajuda as pessoas, como facilita a vida delas... .
    Sou fisioterapeuta e de alguns anos para cá, tenho atendido pessoas convivendo com as dificuldades da quimio ou da radio, dos medos e angústias que voce tão bem colocou.
    Parabéns pela iniciativa.
    Sou ainda mais sua fã!
    PS/ Não te conheço pessoalmente, mas com a "folga" própria dos fãs, deixo para você um abraço muito carinhoso.

    ResponderExcluir
  8. Querida Márcia, eu tive CA no reto em 2009, fiz quimio e rádio e cirurgia c/um especialista em Goiânia, mas após saber que tava doente, não me entreguei, coloquei na minha cabeça que tinha que ser mais forte que a doenÇA. Tive dias ruins, mas o melhor era estar aparentemente boa, todos achavam que iam encontrar uma pessoa doente e feia, mas eu estava mais linda que nunca. Não perdi os cabelos, mas se perdesse não importaria, pois vpude ver quanto eu era amada e querida, virei celebridade(rss), mas nessa hora surgem os nossos verdadeiros amigos. Eu to curada e fazendo faculdade de direito mesmo pós operada. Por isso querida força na peruca. e vc vencerá! bjks

    ResponderExcluir
  9. Quero deixar um carinho e dizer que vc esta nos ensinando muito, continue..! Beijo grande no coração! Que Deus te Abençoe!!!!

    ResponderExcluir
  10. Marcia,
    Conheci hj o seu blog e adorei! Estamos no hospital eu e meu maridinho pq ele está fazendo um transplante de medula. Amei sua maneira de escrever e vejo uma verdade tão grande nos seus relatos. Estou lendo o blog todo de uma vez (de tanto q gostei) mas tive q parar nesta parte pra comentar. Acho q todos q descobrem um câncer passam pela mesma experiencia com amigos e pessoas próximas. Uns acham q sofrem mais que o próprio doente, outros acham q a culpa é do próprio doente, enfim já basta vc ter q lidar com a doença, ainda ter q consolar ou se defender da culpa... faz favor!! As vezes ser paciente demanda mta paciência. Amigos são mto bem vindos, mas por favor tragam energia positiva!!!
    Obrigada por melhorar a nossa noite.
    Um grande beijo!
    Barbara e Claudio.

    ResponderExcluir