terça-feira, 25 de maio de 2010

banana amassada

Acho que estou criando uma imagem que não é real. Digo isso especialmente às pessoas que também estão doentes. Como faço piadas e tudo mais, parece que eu sou super forte, "guerreira", "mulher incrível". Tem gente achando que eu sou um misto de Mulher Maravilha, Madre Teresa de Calcutá e sei lá... Ronald Golias. Saibam, não é assim. Lembro de um livro que li de uma pessoa com câncer que pega um táxi e vai para o hospital para fazer uma cirurgia sozinha! Quando li fiquei mal, me perguntando se para ficar boa teria que ser tão determinada, jamais seria capaz de fazer isso. Eu definitivamente não sou corajosa. Queridos companheiros de doença, eu choro muito, eu tenho muito medo, eu tenho pensamentos horríveis, eu tenho pena de mim quando estou sozinha com aquele robe ridículo naquelas salas geladas de exame. Mas eu descobri que não tenho que me sentir culpada por ter medo de perder as sobrancelhas porque "isso é o de menos", que eu não tenho que andar de cabeça baixa na rua com medo de encontrar alguém conhecido(não faço mais) que me olhe com cara de bunda, não tenho que me cobrar eterno "pensamento positivo".
A única coisa que eu tenho certeza é que eu tenho que encerrar esse post porque acabaram as frutas aqui em casa e eu vou ao hortifrutti porque tô com vontade de comer banana amassada.

34 comentários:

  1. Marcia , boa noite!! Pra começar, vamos sempre viver...e se amando!! aprendi isso com a vida! Só tenho minha mãe e sou soropositivo assintomático e faço hemodiálise. Minha vida e consulta e exame. Realmente tem dias q dá uma fossa total na gente mas eu vejo ao redor e REALMENTE tem gente pior do que nós. eu tb tenho lá minhas complicações e tenho minha mãe sempre perto de mim. Vc agora esta "sendo seguida" por pessoas que te ama MESMO!! Vc me fez rir muito na época do Sai de Baixo e agora tentarei fazer vc rir kkkkkk Vc é um amor de pessoa e NÒS (digo eu, vc e mais as pessoas que te seguem e que estão adoentadas) vamos vencer sim!! Nós vamos rir de muitas coisas como o presente q vc ganhou e isso será um ensinamento . O ensinamento de que a vida nós a vivemos um dia de cada vez. Deus te abençoe, adoro banana amassada com farinha lactea kkkkk e se cuide. eu ja vi a peça mas na primeira versão (SHOW) mas queria ver essa agora. Bjs

    ResponderExcluir
  2. desculpe meus erros de portugues ok???

    ResponderExcluir
  3. Amiga,
    Aprendi que as grandes pessoas se tornam realmente grandes não por suas palavras, mas por seus exemplos. E vc. vai conseguir, nesse blog, ensinar a milhares de pessoas através de palavras : determinação, coragem e força para se alcançar um objetivo!
    Vc.esta nos ajudando a ser mais fortes e melhores!!!!
    Toda vez que tiver medo de alguma situação, procure conhecê-la melhor, procure saber tudo sobre ela. É conhecendo o inimigo que podemos derrotá-lo!
    Tenha esperança no presente, pois somente assim terá força no futuro!!!
    Bjs. e mais bjs.!
    Isabel

    ResponderExcluir
  4. Bananamassada! Dá até pra nome de peça.
    Com leite em pó e mel. Kidiliça!

    ResponderExcluir
  5. Marcinha,
    Você é humana como todos nós e não deve se cobrar a ser uma "super mulher" nunca! Cada um lida com seus problemas de uma forma. Alguns as vezes se mostram tão forte, mas lá no seu intimo existe algum medo, momentos talvez de "desespero", o que é super normal. Enquanto temos medo de perder algo, é porque queremos continuar, e o importante, é toda vez que você se sentir pra baixo ou se pegar num desses momentos (e se dê no direito disso), saber que tem um tantão de gente aqui torcendo e enviando energias positivas pra você. Mas acho que nem precisa ficar te lembrando disso né?

    Ah , e banana amassada realmente é bom. Me lembra os tempos de criança.

    Um beijao.... ;) Tenha uma excelente noite!

    Felipe Moura

    ResponderExcluir
  6. Nossa,Marcia ´realmente é algo que não deve ser nada fácil..mas essa sua determinação e bom humor certamente ajudam muito na recuperação..com ctz,acredito que esse seja o melhor caminho,viu?Tenho grande carinho por você desde a época do Sai de Baixo, te admiro muito.
    Comia muito banana amassada com farinha láctea quando pequena..olha pretendo assistir sua peça essa semana!Força sempre,hein?!

    ResponderExcluir
  7. Na boa...vc é uma lição de vida...Que coisa linda!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Márcia!
    Chequei até o seu o blog por uma mensagem no twitter da Ingrid Guimarães e adorei!
    Adorei a forma como você escreve e como está usando o blog pra te ajudar a dividir essa caminhada!
    Tenho certeza que em breve estará curada!
    Abraços com muito carinho!
    Cristina.

    ResponderExcluir
  9. E quem disse q quem é forte não chora. Chora mesmo, fica triste. Faz parte. Depois a gente limpa as lágrimas com o lenço da careca e continua... "pq não importa quantas vezes a gente caia, a vida não pára para que a gente se levante" Mas no fim, o importante é levantar!!

    ResponderExcluir
  10. Marcia vc é o máximo..eu sou seu fã e penso em vc todo dia! Te liguei algumas vezes e vc nao atendeu..quando der me liga! Quero te assistir tb! posso ir na quinta feira!

    Paulo Gustavo

    ResponderExcluir
  11. Eu não sei dizer palavras de apoio e de força, nunca fui boa nisso, nem quando minha mãe mais precisou, eu só sabia ficar por perto. Mas minha torcida por ela deu certo, ela se curou, então deve funcionar com vc também =) Admiro muito seu trabalho e agora como pessoa também, pela coragem de dividir seu sofrimento com tanta gente. Por isso, força, tá, como eu, muita gente torce por você. Vc vai sair dessa!!

    ResponderExcluir
  12. Estou com uma fome danada, tarde e sem saber o que comer. Estava lendo e fiquei parada na banana amassada. Boa idéia! Sabe gostei muito da sua narrativa.Desculpe não consigo pensar em mais nada a não ser na banana amassada.
    Saúde e muita luz nesta tua caminhada tenho certeza será coroada de sucesso. Deus te abençoe e Nossa Senhora te dê muitas rosas de cura.

    ResponderExcluir
  13. A amizade consegue ser tão complexa...
    Deixa uns desanimados, outros bem felizes...
    É a alimentação dos fracos
    É o reino dos fortes
    Faz-nos cometer erros
    Os fracos deixam se ir abaixo
    Os fortes erguem sempre a cabeça
    os assim assim assumem-os
    Sem pensar conquistamos
    O mundo geral
    e construimos o nosso pequeno lugar
    deixando brilhar cada estrelinha
    Estrelinhas...
    Doces, sensiveis, frias, ternurentas...
    Mas sempre presentes em qualquer parte
    Os donos da Amizade.. fossa bjs

    ResponderExcluir
  14. Márcia, não dá pra não se emocionar. Tive linfoma de Hodgkin entre 2008 e 2009. 16 sessões de quimio, mas meu cabelo não caiu, ou melhor, caiu um pouquinho, mas não precisei raspar. Escrevo pra você com um nó na garganta, pois pacientes, familiares e afins são exatamente assim. Tive todo apoio do mundo, de várias partes. Você contando pra sua mãe foi como eu contando pra minha vó. Enfim, terminei o tratamento em julho do ano passado. Estou em remissão, sem sequelas. Tive sorte, chorei muito em várias fases. Espero que seus choros sejam de alívio e alegria. Ah, e bicarbonato de sódio é bom pra afta (e isso não é uma planta que nasce em quiprocó da serra, foi recomendação médica!).

    Boa sorte, Juliana

    ResponderExcluir
  15. As pessoas não precisam ser fortes o tempo todo, não precisam parecer a Madre Teresa ou um super-homem.
    Entendo bem seus sentimentos, passei por isso com minha mãe, estive ao lado dela durante todo o tempo que viveu com o cancer. Ela também brincava, falava coisas engraçadas, ria (de si mesma e dos outros), se dvertia, mas também chorava, tinha pensamentos ruins, se desesperava às vezes, e principalmente depois das sessões de quimio em que o corpo parece que vai despedaçar, ela pedia até a morte. Mas depois passava, e ela voltava a sorrir.
    Ela achava as vezes que ela não aguentaria carregar essa cruz sozinha, mas se questionava dizendo que ela aguentaria afinal todos dizem que Deus não nos dá uma cruz que não aguentamos carregar, o que as pessoas esquecem é que até Jesus precisou de ajuda para carregar a cruz no seu calvário, e nós simples humanos, também podemos contar com a ajuda das pessoas próximas que aliviam um pouco o peso dos ombros.
    E, parabéns, você tomou a melhor decisão em não parar de trabalhar, fazer o que gosta dá um gás a mais para enfrentar todos os percalços que o cancer causa na vida das pessoas que vivem esta doença.
    Mas não se sinta pra baixo por precisar mais das pessoas neste momento, quem te ama não se importa em fazer o que for preciso para te ver melhor. E pode ter certeza, tudo isto só irá gerar crescimento e amadurecimento para as pessoas que a rodeiam.

    Acredite sempre em Deus. Ele é a força e a paz que você precisa neste momento. E pode ter certeza, ele entende suas fraquezas e suas falas de desespero.

    Estarei rezando e orando por você a Deus, pedindo que acalme suas angustias, e te fortifique para esta batalha.

    Deus te abençoe.

    Estarei sempre por aqui também, lendo seus textos.

    ResponderExcluir
  16. Vc é linda!Sua luz é intensa!Hj te admiro ainda mais!Fa assim........quando tiver vontade chora mesmo!E chora pra valer, pra lavar a alma, embaixo do chuveiro é delicia!Sai renovada!Depois coloca um lenço babado de bonito e dá uma volta na rua com a filhota, come pipoca, toma champagne......Marcinha, estamos todos aqui sem saber o que esperar ou q vai acontecer a qualquer momento............com ou sem cancer!Quando eu for no Rio quero tomar um café com vc e te conhecer, olha q sonho!Um beijo lindona

    ResponderExcluir
  17. Márcia, fikei sabendo do seu blog hj. Já li ele todinho. To achando maravilhoso! Sempre fui seu fã nos seus trabalhos. Parabéns pelos textos. Mta coisa bacana pra gente saber. As pessoas que tem essa doença tendem a ser mais retraidas. Acho que a melhor solução é essa que vc encontrou, de informar a todos sobre os processos.
    Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  18. Acho que entendo bem o que você disse sobre o seu ex marido ser 'zen' em meio a tudo isso...

    Passei por isso com duas tias (uma delas minha madrinha), agora com um tio...

    E acho que a confiança de que tudo vai dar certo vem do amor mesmo...
    Você comentou num outro post que às vezes as pessoas falam umas bobagens, insinuando que a culpa de ficarmos doentes é nossa..
    Então, acho que a linha de raciocinio é bem por aí..é lógico que ninguém tem culpa...e o principal, ninguém merece passar por isso...
    E o amor é essa certeza de a pessoa vai melhorar,
    porque isso sim ela merece, se curar e depois pensar nisso como algo superado.

    Legal você estar compartilhando isso!
    Tem muita gente na torcida por você!
    Sou sua fã desde pequena (risos! em 97, época do sai de baixo, eu tinha 10 aninhos!) e já tenho essa certeza de que tudo vai dar certo pra você!

    =D

    ResponderExcluir
  19. Marcinha, leio seu blog e fico super orgulhso de voce!
    Lembro de nos no começo de tudo, voce abelha e eu grilo!
    Depois nos dois Porcos com Asas, Tontas Coisas mais tarde Aveia Comica e para sempre Subversivos!
    Paasamos muita coisa juntos, nossos tempos de dureza na Pereira da Silva comendo ovo no almoço e no jantar, aguentado Iarinhas e Ivones ¨sim ou sim¨, a gente ralava, penava e voce segurava a onda! O riso sempre nos acompanhou, graças a Deus!
    Isso e so pra voce lembrar de que sobrevivemos a muita coisa e chegamos aqui.
    To com voce e nao abro, vamo junto na terça , tudo vai dar certo mais uma vez!
    Mil beijos do mano
    Salem

    ResponderExcluir
  20. Há 7 meses recebi em minha casa minha irmã, com o mesmo diagnóstico. Veio do Rio fazer o seu tratamento em BH porque ai estaria sozinha e neste momento ela precisava de apoio. Da sua cirurgia até hoje, ela viu e sabe o nome de 26 médicos. Toda uma equipe foi mobilizada para buscar, se não a cura, mais qualidade de vida: oncologista, nutrólogo, clínico geral, otorrino, psicólogo, cardiologista, etc. etc.
    O nível de potássio está alterado? A creatinina está acima do desejado? A paciente não respira de forma correta? As taxas de glicose estão alteradas? Tudo era objeto de cuidado da equipe e ela tem sido acompanhada como um ser humano completo.
    Há 15 dias quando foi fazer a ultima quimioterapia viu que o suporte do soro estava todo enfeitado com balões porque tinha muito o que comemorar: o CA 125 caiu de 427 antes da cirurgia para 5.
    O cabelo não caiu, ficou mais ralinho. Hoje está de malas prontas para visitar a neta nos EUA. Está muito mais segura e confiante. E sempre teve a certeza de que existe Alguém que nos guarda e protege. Sua fé e cuidados constantes a acompanharam neste tempo.

    ResponderExcluir
  21. Márcia,
    viciei no blog, quase tão bom qto assistir a Hebe com vc.
    bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  22. Te vi outro dia na Gávea e pensei: que lenço lindo que ela está, estilo total! Depois lembrei do porque do lenço. Mas quer saber? Força no lenço, garota! Teus cabelos vão nascer com magavilhoso e tua alma idem! Como diria minha bisavÓ; pra trás só pra dar impulso!
    beijos, Flávia

    ResponderExcluir
  23. Oi Márcia,

    Fiquei sabendo do seu Blog (estou adorando!!!) hoje, através da coluna do Ancelmo. Em 2004 também passei por tudo o que você está passando, mas, acredite, tudo vai passar e você ficará curada ("Tudo posso naquele que me fortalece"). Muitos e muitos beijos e abraços carinhosos, Lune

    ResponderExcluir
  24. Me encantei c o jeitinhoq vc escreve.Dá coragem de sentir medo...Tenho depressão..e achu q tvz sindrome do pâncio..em culpo muito...interessante a forma q vc fala.
    Deus esteja conosco hj e sempre.

    ResponderExcluir
  25. Olá Márcia..
    Nem nos conhecemos, mas imagino o quanto é terrível, não sei como é, pois só quem passa por isso é que sabe o quanto é doloroso e agressivo.Meu irmãozinho de 14 aninhos descobriu um linfoma em março/10, assim, do nada, de repente. Essa é realmente uma doença maldita, vem sem avisar, sem dar sinais, nada. Ele está fazendo a quimio, graças à Deus ele está se recuperando muito bem, a medicação está fazendo efeito bem rápido. Quando soubemos o mundo desababou, pensamos no pior, pois infelizmente a sociedade ainda pensa que é uma doença sem cura, sem volta p/os pacientes, doença na qual não se pode nem pronunciar o nome senao vc pega. Graças à Deus a medicina está bem avançada e o câncer tem cura sim. É claro que como qualquer doença, os medicamentos não funcionam por si só, depende muito do psicológico do paciente, da força de vontade dele querer viver. Meu querido é bem maduro apesar da iddae dele, e é muito determinado, o que ajuda muito em sua recuperação. Ele sabe que isso é pedra em seu caminho e que vai passar, assim como outras pedrinhas que já estiveram no caminho dele e passou.. Os médicos também indicaram terapia p/ele fazer p/ajudar. Passamos mal momentos, foi um pesadelo, ele ficava muito mal quando tomava a quimio, perdeu mais de 12kg, foi muito difícil; mas a gente tira forças, não sei de onde, como disse p/minha amiga, mas a gente tira; é uma pessoa que amamos e queremos o bem dela. Fica firme, pois vc assim como meu mano vão ficar curados, tem cura; vcs já estão sendo tratados. Sabemos e vemos o quanto é doloroso a agressivo o tratamento, mas é p/o seu bem, que vai te curar. Estética, nada disso tem valor a comparar com sua VIDA, que Deus nos deu p/vivermos bem; sei que deve ser difícil por ser famosa, viver cercada de flashes, mas importe com o seu tratamento, sua recuperação, sua vida, como disse. Tenha fé e força, pois vai ficar curada. Não precisa se entristecer, achar que vai morrer, isso não vai acontecer, pois vc vai ficar curada como meu mano. E digo mais uma coisinha, pois estamos aprendendo muito com meu mano, tenha mais determinação e jamais perca a fé em Deus e a força, pois isso é que vai te ajudar junto com a medicação. Se for o caso, faça terapia p/te ajudar também, eu gosto muito, acho que nos ajuda. Deus não nos dá uma carga maior do que possamos carregar (acho que assim mesmo!). Fica com Deus e não esqueça, o câncer tem cura sim, e vcs vão ficar curados. Abs Cintia - BH, MG

    ResponderExcluir
  26. Oi Márcia! Gostaria de falar sobre o seu blog na rádio CBN. No programa que apresento, há um quadro específico sobre blogs. O seu é espetacular porque é um canal para vc compartilhar a sua experiência, desmistificando a doença. Gostaria muito de entrevistá-la. Se vc achar conveniente, entre em contato comigo, por gentileza

    tania.morales@cbn.com.br

    A entrevista é por telefone, no sábado às 13h30. Coisa de 10 minutinhos, em rede nacional

    obrigada
    Tania

    ResponderExcluir
  27. Ah, só pra complementar meu comentário acima. Meu sobrenome é Guerra. Inúmeras vezes ouvi que era "guerreira" em lutar contra a doença. Nada fiz de extraordinário e não gosto da pecha. Tanta gente fez mais. Fiz o que podia, e consegui com isso. Não é preciso ser Mulher Maravilha, basta ter o suporte certo (família,médicos,amigos e afins). Beijo, boa sorte, Juliana.

    ResponderExcluir
  28. Márcia, descobri seu blog através da Ingrid Guimarães que sigo no Twitter. Essa tecnologia é demais, pois mesmo não nos conhecendo, às vezes estamos mais presentes na vida um dos outros do que um parente ou alguém querido. Hoje conheci um pouco da Marcia, mulher batalhadora sim, vencedora sim com suas lutas, medos e vitórias. Prometo que virei aqui mais vezes para trocarmos experiências, pra saber como vc está e dizer que mesmo não a conhecendo pessoalmente (só conheço um pouco da artista que vc é), vc é especial pra mim sim! Força viu? E boa Banana Amassada, experimenta com farinha láctea é tudo de bom!!! Beijos Drika :)

    ResponderExcluir
  29. Marcia, oie! Li seu texto e queria te desejar muita paz. Somos colegas de trabalho. Sou atriz, escritora, vivendo essa batalha de arte que de alguma forma nos faz ter que parecer seres de conto de fadas, mas somos gente e sofremos como qualquer um.
    O que posso te dizer de bom é: Você vai ficar curada, lindona! Meu pai teve câncer e tinha uma fé de viver inexplicável. Quando saiu de uma segunda cirurgia pesadérrima, ele disse no quarto: "Eu estou curado". Nos olhamos um tanto quanto surpresos com tamanha força dele. Isso tem mais de dez anos e meu pai está curado. Diga e repita todos os dias que está curada. Tome remédios dizendo que está curada, caminhe dizendo que está curada, tome banho dizendo que está curada, beba água dizendo que está curada, respire dizendo que está curada.
    E se dias mais caídos surgirem, deixe porque a gente é ser humano e desanima mesmo, mas tenho certeza que você vai voltar a repetir para si a frase mágica. E que essa frase mágica te faça forte e intensa nessa luta!
    Que Deus abençoe você, sua arte, sua saúde e te ilumine muitão!
    Bjinhos. Tammy Luciano

    ResponderExcluir
  30. Eita! Cabrita bombando na net!!!
    Que orgulho!!!
    Isso que eles nem sabem que você tá uma gata de lenço...
    bjs Ale

    ResponderExcluir
  31. Menina Marcia, seu blog ta o maximo, continua escrevendo, sempre. to estreando amanha uma peça, devo ir ao rio daqui uma semana e quero te ver! bjos! adoro banana amassada com acucar. rs

    ResponderExcluir
  32. Marcia, soube de você e tentei entrar em contato, mas o celular que constava do seu prontuário estava desligado. Um beijo muito carinhoso, Dra. Angela Moscoso (homeopata.

    ResponderExcluir
  33. Eu não gosto de banana amassada. Também não gosto que me olhem com cara de bunda. Mas o que eu detesto mesmo é sentir culpa por de vez em quando não ser tão forte como as pessoas pensam que eu sou.
    Depois que me permiti sentir medo e aprendi a pedir colo, os problemas continuaram existindo, mas ficaram menos pesados.

    Beijo carinhoso.

    ResponderExcluir