quarta-feira, 14 de julho de 2010

câncer - e agora?

Este texto destina-se às pessoas que acabaram de descobrir que estão com câncer, se não é o seu caso (toc toc toc), leia o post aí em baixo que é mais engraçadinho ou repasse este para alguém que está com esse problema.
Tudo que escrevo aqui é baseado na minha experiência e na minha observação com outras pessoas, é claro que cada ser humano é único,cada câncer é único, além do mais ninguém me pediu conselho nenhum, mas como sou enxerida aí vai ...
- a primeira coisa que acontece quando chega o diagnóstico é: todos a sua volta dizem : Calma! Pois então, DESOBEDEÇA! Não tenha calma, não dá para manter a calma!
Nessa primeira fase, a última coisa que se pode ter é calma! pensamento positivo também é impossível, depois ele vem com toda força, mas no começo não dá! Portanto, chore, xingue, quebre bibelôs, tenha raiva do mundo, vc tem todo direito. Acho difícil existir um pensamento pior do que o medo de deixar a criança mais amada órfa, nada me perturbou mais do que isso, é uma dor nas entranhas que não dá para relatar. ( por favor jornalistas, peço que não reproduzam em nenhum meio de comunicação essas linhas que são destinadas apenas a quem está passando por isso, obrigada)
- Vc tem todo direito de vivenciar um período de luto. Mas... ele tem que passar. Não tem jeito, vc tem tem que enfrentar isso e pronto. É você, você, você e você. Vá se arrastando, mas vá. Tomografia, consultas,quimioterapia, exames gelados,cirurgia, vá. Vá chorando se precisar, com medo, mas vá. Enfrentar tudo isso prá mim foi a única maneira de voltar a ter bons pensamentos e isso é um alívio.
- Aceite e peça ajuda. Você vai ver, as pessoas são solidárias e vc deve se aproveitar disso, é bom pra vc e para elas.
- Se você puder procure bons médicos, só de olhar pra cara do meu ou ouvir a voz dele no telefone, já me tranquiliza, acho que vou descobrir onde ele mora e alugar um ap lá. Eu sei onde é o cabelereiro da esposa dele, vou lá ficar amiga dela! Sério, acho que as melhores indicações vêm de outros médicos, porque eles sabem mesmo e nossos amigos conhecem o melhor médico do mundo e isso acaba por nos enlouquecer.
- Tenha planos para depois do tratamento, o meu é ir Disney com minha filha, já prometi e vou dar um jeito. Faça um, o que vc puder.
- Não leve em consideração todas receitas milagrosas que vão te oferecer, eu falo para meu médico e pronto. Ele que manda, senão... loucura! mas lembre-se, as pessoas têm a melhor das intenções, paciência, agradeça.
- Se vc puder faça análise, acho fundamental.
- Acupuntura também.
- Ginástica ( se liberada) também.
- Boa alimentação também.
- Chorar também.
- Quando eu não tenho enjôo, fadiga nem dor e minha filha está na escola eu cismo que tenho que aproveitar a vida. Mas o que é aproveitar a vida, né? Aí eu vou andar no Jardim Botânico ou vou ao cinema, às vezes sozinha mesmo, afinal meus amigos nâo têm que aproveitar a vida segunda à tarde.
- Tire férias do câncer. Quando estou bem, eu escondo todos remédios no armário.
- Procure fazer amizade com alguém da mesma faixa etária sua e que também esteja doente, é muito bom, a quimioterapia é um bom lugar para isso.
- Use sempre seu cartão-câncer(procure esse post).
- Nada de gloogle!É péssimo! A única vez que fiz isso, só trouxe sofrimento que eu não precisava. Ouça o seu médico. Nada de percentagem. Vc não sabe de que lado está. Só serve para assustar. Méééédico!
- Religião é muito bom nessas horas, eu , como não tenho me apego na dos outros, aceito tudo e me faz bem.
O que eu me lembro agora é isso mas vou atualizar assim que me lembrar de outra coisa, ok?

31 comentários:

  1. Oi, penso q é por aí mesmo eh um enlutar "" visto q nos negamos a reconhecer fica sempre ,a príncipio será mesmo eu??..Podemos ser únicos sim , mas vejo que a sensação em nossas almas ( parece novela isso, mas é real...Rs*) muito semelhante.Um grande abraço...força..não só na peruca! Rs,

    ResponderExcluir
  2. Gostei mais do cartão-câncer...rs!

    Já li, espero não precisar mais se precisar...foi a Márcia Cabrita que ensinou no blog dela!!
    hahahaha...beijos.

    ResponderExcluir
  3. Este post me faz acreditar que podemos viver realisticamente, independente de nossa situação.Tudo que dói, que faz mal, que traz angustia; pode sim, nos trazer lições e ensinamentos novos.
    Valeu Márcia!

    ;]

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo com voce em tudo e muito mais. Temos o direito de chorar, xingar, espernear e tudo mais, só o que não é carregar isso pra sempre. Como mesma diz, força na peruca...
    Será uma honra se visitar nosso blog, meu e de uma amiga que nos conhecemos pelo câncer e nos unimos de fazer um blog, como o seu. Bem humorado e alegre.
    http://dosnossoslimoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu concordo com voce em tudo e muito mais. Temos o direito de chorar, xingar, espernear e tudo mais, só o que não é carregar isso pra sempre. Como mesma diz, força na peruca...
    Será uma honra se visitar nosso blog, meu e de uma amiga que nos conhecemos pelo câncer e nos unimos de fazer um blog, como o seu. Bem humorado e alegre.
    http://dosnossoslimoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ah! márcia vc falou tanta coisa verdadeira! No início quando vem a realidade do cancer ficamos sem chão, me lembro que eu mesma abri a biópsia e como já conheço bem esses termos( meu pai e mãe faleceram de cancer) eu não parava de tremer... Demorei a acreditar. Faço análise há 12 anos, comecei a fazer quando tive a perda de minha filha e não parei mais, pois sem isso e sem a fé em Deus acho que não suportaria. Sei que o cancer deixa marcas em nós, mas que aproveitemos disso para tirar lições e reiventarmos nossas vidas. O importante é seguir em frente e ter fé! Fé em Deus! Fé na vida! Somos guerreiras e vamos vencer! Bjs....

    ResponderExcluir
  7. Você tem que aprender as regras do jogo. Aí sim você joga melhor do que qualquer outro.
    Temer menos e ter mais esperanças, comer menos e mastigar mais, reclamar menos e respirar mais, conversar menos e falar mais, amar mais e, aí, tudo que é bom será seu.
    E leve como lema que gente pessimista vê dificuldade em todas as oportunidades... já os otimistas veem uma oportunidade em cada dificuldade!

    ResponderExcluir
  8. Vc tem toda razão, que Deus continue dando forças não só a vc, mas a cada pessoa e a cada família aqui representada, mtos beijos Drika :)

    ResponderExcluir
  9. Márcia, seu blog é maravilhoso, obrigada pela força. Nessas últimas semanas, fiquei sabendo que a minha tia tá com cancer no útero.
    Sempre estarei aki acompanhando vc.
    Deus te abençoe e minha tia tb.
    Bjos,

    ResponderExcluir
  10. Isso ai Marcia, a fisioterapia tambem e muito boa, estou fazendo drenagem terapeutica e fisioterapia respiratoria, tem sido muito bom para mim, e tambem o verde, a natureza nos aproxima mas de Deus. Bem o unico remedio que tomei fora a quimio foi dexametosona, so tres dias na segunda quimio, mas pelo jeito, com as alergias que estou tendo meu medico deve passar algum SOS pra mim. O medico que errou meu diagnostico e o maior em embolizacao de miomas no Rio, hoje faco todos os meus exames pelo plano, mas estou seguindo meu tratamento no Hospital Federal Cardoso Fontes, foi la, que Deus, me deu a chance de recomecar, por isso time que ganha nao se mexe.Que bom saber que vc se preocupa com outras pessoas, essa sim, e a melhor terapia.Um beijaoooooooooo,Lucia

    ResponderExcluir
  11. Márcia, você não pode processar a revista imbecil que te colocou na capa ?
    Com que direito os caras fazem isso ? Usaram o desconforto da tua saúde pra ganhar dinheiro! Cara, isso é MUITO pior que um assalto a mão armada, e já passou da hora de as pessoas entenderem isso. Os meios de comunicação estão VIVENDO desse abutrismo, porque são ignorantes, desconhecem o tanto de assunto que o mundo oferece e não têm escrúpulo algum pra entrar na intimidade dos outros. São criminosos. Nada mais.
    Processe esses vagabundos. Tire o que puder deles e não fique com um único centavo, doe para alguma associação que cuide de pessoas com câncer. Quero ver eles colocarem na capa uma coisa dessas ! Aliás, você poderia até incluir no processo esse outro castigo, o de eles divulgarem a própria comida que levaram.
    Não seria lindo ?

    E tem uma outra coisa, você diz que não tem religião, e que confia nas dos outros, mesmo. Eu não sei de nada, só vou passar o que ouvi dizer, de um médium incrível, pessoa muito humilde, que está curando muita gente. É lá em Goiás, o nome dele é João de Deus, tem até um site.
    Se a doença é uma coisa do mundo, a cura também é.
    Você está melhor ?
    Beijo.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Marcia...
    É pungente te ler...
    Saiba, tou te acompanhando...
    No táxi, no sai de baixo, na quimio, no cine de segunda de tarde...
    É lindo, é real!
    Um grandioso bjo!
    Edison

    ResponderExcluir
  13. Nunca consegui uma frase que pudesse expressar a dor que senti ao imaginar a possibilidade de deixar minha princesa (que tem apenas 10 anos), ao receber o resultado de meu exame...Dor nas entranhas, isso mesmo Marcia, como vc foi isso que senti, está é a descrição perfeita desta dor...
    Ai amiga...precisamos vencer, por elas!
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Marcia, eu sou doadora de sangue, órgãos e medula. Qdo vou doar sangue (já doei no Inca, agora tô no Hemorio), sempre levo umas coisinhas pra alegrar as meninas que estão carequinhas - já levei umas peruquinhas lindas que comprei no Ebay, mas agora tive a sorte de encontrar umas boinas LINDAS feitas na Indonésia. Como eu já recebi, fica a dica - são fresquinhas, cobrem a sombrancelha e toda a cabeça - achei uma graça! :)
    O link é http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=390193415079&ssPageName=STRK:MEWNX:IT
    Que Deus te dê sempre forças!
    Mel
    www.melgama.com

    ResponderExcluir
  15. Márcia, desejo a você o melhor, tenha certeza disso! Te acompanho desde a época do sai de baixo e esrou com muita vontade de vê-la atuando nesta peça aqui no Rio. Gostaria de pedí-la um favor: teria como você me responder até quando a peça ficará em cartaz para que assim eu possa te ver atuando? Desde já agradeço a ti e que Deus abençoe você e que em breve você vivrará mais uma página e mostrará a outras pessoas como desta experiência você se tornou vitoriosa!
    Bjs.
    Leandro Triani

    ResponderExcluir
  16. Márcia,
    Que bom saber que você está encarando de cabeça erguida essa fase de sua vida!
    Não sabia do blog mas fiquei muito triste quando soube da doença.
    Saiba que estou torcendo por vc!
    Bjos,
    Márcio

    ResponderExcluir
  17. Kd vc querida? Eu passo as tardes com vc assistindo ao sai de baixo pela sky, muitas risadas!
    bjus

    ResponderExcluir
  18. A gente leva primeiro um susto. Depois chora, esperneia, seja pelos motivos que for - você tem a sua filha, e eu chorava pelos filhos que poderia não ter depois da quimio. Começamos o tratamento com todo o receio do mundo, pois a quimio é um monstro. Depois das primeiras sessões o corpo começa a sentir, negativa e positivamente. O corpo responde à terapia, elimina a doença mas se vão também os cabelos. Tive sorte, a doença foi-se antes deles.

    O que não pode é parar. Trabalhei o tempo inteiro. Aproveitei meus amigos, minha família, meu marido, da melhor forma possível. Nunca pensei que estivesse nas mãos de Deus, pois sem os médicos e todo o suporte Ele não faria tudo sozinho (definitivamente não acredito que Ele, sentado em seu trono, faria tudo por mim sem que eu me esforçasse por aqui). Algumas pessoas simplesmente deixam ao Seu juízo, e eu nunca desisti.

    Remédios existem, e médicos existem, e não há milagre. Não há misturinha mágica que vá substituir o soro que está no seu braço ou no seu catéter. Médicos existem para te ajudar, e outras pessoas servem para torcer e fazer corrente positiva.

    Nada como a empatia com os médicos, não é? E agora, 1 ano depois de terminar minha quimio e já em remissão completa, vou tirar meu port-a-cath semana que vem. Espero ansiosamente pelo seu post, dizendo que também está em remissão completa. Fico na expectativa e na torcida, também pela Drica Moraes e outros pacientes que me escrevem. Beijo, boa sorte, bom dia.

    ResponderExcluir
  19. É, REALMENTE A GENTE LEVA UM SUSTO QUE ACHAMOS NUNCA ACABAR MAS VAMOS TENDO FORÇA E CORAGEM PRA ENFRENTAR.ESTOU TENTANDO SUPERAR ,NAO EM MIM MAS,É COMO SE FOSSE PQ DOI MUITO MAS GRAÇAS A DEUS MINHA IRMAZINHA TA TENDO FORÇA E CORAGEM ...VAMOS VENCER UM BEIJAO MARCIA E TUDO DE BOM PRA VC!

    ResponderExcluir
  20. O MÁRCIA!NÃO SABIA QUE VC TAVA DOENTE,EU TB TIVE CANCER DE MAMA EM 2004,E AGORA REINCIDIU,METASTASE OSSEA,MAS TENHO FÉ EM DEUS QUE VOU SAIR DESSA.TENHO DOIS FILHOS,UM DE 18 ANOS E UMA DE 09 ANINHOS...E TENHO TANTO MEDO DE DEIXA-LOSMEU NOME É CARLA,TENHO 40 ANOS E MORO EM BELÉM DO PARÁ...BJUS

    ResponderExcluir
  21. Oi, Marcia meu nome é Michele, tenho 27 anos, mãe de 2 filhos e estou exatamente do jeito que vc escreveu.
    Tento mostrar para as pessoas que estão a minha volta que sou forte, mas desabo toda as noites ao deitar na cama ao lado do meu marido
    Sinto muito medo de deixar os meus filhos de 8 e 10 anos sozinhos e que futuro eles terão sem mim. Mãe é assim mesmo né? acha que os filhos não serão nada sem agente por perto, bom estou sofrendo d++++, mais tento me segurar o maximo que eu posso para que eles não percebam a minha dor.
    Espero que passe logo essa tristeza para então poder encarar a doença de frente.
    Beijuuus

    ResponderExcluir
  22. Comigo não foi assim, sempre fui calma e sempre tive pensamentos positivos... Graças a Deus!! Cada um recebe de uma forma, né?
    Eu conheci seu blog agora, não sabia de nada. Espero que esteja bem! :)

    ResponderExcluir
  23. oi marcia te adoro deste a primeira vez que a vi em cena,nao sei o sentimento que vc esta sentindo ,mas sei que peço por vc em minha oraçoes que deus lhe de força e coragem para enfrentar mais este obstaculo em sua vida. milhoes de beijos para vc,e que deus de ilumine sempre.meu nome;neide,moro em sao paulo inetrior.

    ResponderExcluir
  24. Oi Marcia meu nome é Ana Paula sou aux de enfermagem,minha irmã faleceu de cancer e eu descobri que posso estar estou em momento exames,caramba agora e esperar,mas com muita fé!!!!!!!!bjos e força

    ResponderExcluir
  25. FIZ EXAMES DE OVÁRIO E DEU ALTERAÇÕES, SÓ DE PENSAR QUE POSSO ESTAR COM CANCER JÁ ESTOU SOFRENDO ANTECIPADO, ÁS VEZES NÃO SEI O QUE FAZR.
    SUKA
    TODOS FALAM ISSO É BESTEIRA DA SUA CABEÇA, MAS SÓ DEUS SABE A QUANTAS ANDA MINHA CABEÇA, NÃO SEI O QUE FAZER, TENHO MEDO DE ESTAR DOENTE, DE MORRER, PÂNICO MESMO E FICO O TEMPO TODO VOLTADO PROS EXAMES, MEDO DO QUE VAI DAR.....
    PEÇO Á DEUS TODOS OS DIAsS FORÇAS PARA AGUENTAR, MAS TÁ DIFÍCIL...

    ResponderExcluir
  26. Olá Márcia!! Gosto de entrar no seu site, pq quando leio suas postagens, me levantam o astral. Preciso aprender a rir, assim como vc tem feito...descobri que estou doente e isso acabou comigo...estou perdida!! só penso nos meus dois filhinhos pequenos...
    Te desejo muita sorte e proteção. adoro seu trabalho. fique com Deus.

    ResponderExcluir
  27. Cara Márcia Cabrita, sou de Belém, e me acostumei a ver você no "Sai de Baixo", admiro sua luta e incentivo, você tem razão, esta doença e terrível, mais com fé em deus e bons médicos, à grandes chances de cura, um abraço apertado e torcendo pelo seu pronto restabelecimento!

    ResponderExcluir
  28. Marcita!!!
    ADORO VOCÊ, SUA FORÇA E CONCORDO QUE É UM SACO ESCUTAR QUE A GENTE É CULPADA PELA DOENÇA, A GENTE TEM O PODER DE SE CURAR, ACHO UMA TOTAL IGNORANCIA ISSO.
    O CANCER É UMA DOENÇA COMO OUTRA E, ACREDITO Q ESTA RELACIONADA COM HABITOS DIÁRIOS, ALIMENTAÇÃO, COMO DORMIR POUCO, TOMAR POUCO SOL, COMER POUCA FRUTAS E LEGUMES. A VIDA DA MULHER MODERNA QUE TRABALHA DE DIA,E ESTUDA A NOITE, CUIDA DA CASA DOS FILHOS VAI TOMAR SOL QUE HORAS? COMER FRUTINHAS? MAL TENHO TEMPO DE TOMAR AGUA NO TRAMPO.
    DESCUBRI UM CANCER EM NOV/2010 E MEU TRATAMENTO ACABOU EM MAR/2011 E GRAÇAS A DEUS DEU TUDO CERTO! E AGRADEÇO A DEUS POR TER COLOCADO OTIMOS MEDICOS NO MEU CAMINHO QUE ME DERAM UM TRATAMENTO OTIMO, TUDO BEM CAIU OC CABELO, MAS ESTAO CRESCENDO LINDINHOS E JA ESTOU NO TRABALHO (USANDO PERUCA), ENTÃO LINDA!!! FORÇA NA PERUCA, SEJA FELIZ NA HORA DE TIRAR SOMBRANCELHAS E FAZER DEPILAÇÃO!!!...RSRSSS
    BJUSSSSSSSE SUCESSO!!!

    ResponderExcluir
  29. ola marcia adorei td que vc passou eu tbm ja passei tive cancer de mama em 2003 mas por isto eu ja senti na pele e td assim mesmo mas graças a deus td passa e agora e so viver a nossa vida bjs

    ResponderExcluir
  30. Parabéns!
    O câncer surgiu na minha vida. Tenho uma pessoa (meu padrinho) que está com essa doença. E não tenho estrutura para auxiliá-lo. Gostaria de falar para ele: força na peruca. Mas eu não tenho essa força... acho que minhas palavras iriam sair tremulas contradizendo a frase. Ele é uma pessoa tão alegre e agora está irreconhecível... faz um esforço tamanho para dizer que está bem, mas sabemos que não é a verdade. Cheguei a este blog pesquisando sobre como dar força para quem está com câncer e posso dizer que o seu relato, Márcia, me fez ver a doença de um novo ângulo. Parabéns e obrigada.

    ResponderExcluir