sexta-feira, 2 de julho de 2010

maqueiros

Tem uma classe nos hospitais que eu nem sabia que tinha esse nome e que é muito divertida: os maqueiros. Os que conheci estavam sempre de bom humor e me tratavam com a maior gentileza.
A recuperação da minha primeira cirurgia foi bem rápida. No segundo dia, já estava voltando para casa e como é regra do hospital tinha que sair de cadeira de rodas. Pois bem, o maqueiro resolveu fazer um rally comigo. Saiu correndo, desviando de tudo e fazendo barulho de carro.
- E aí, gostou?
- Gostei - disse sorrindo. Foi bom dar um sorriso, o único, fazia dois dias que eu sabia que estava doente.

Na segunda operação, fiquei 9 dias no hospital e tinha que descer de cadeira de rodas para fazer exames. Alexandre muito íntimo foi me contando:
- Pô, dona Marcia, hoje é meu último dia aqui, vou para o hospital do Andaraí.
- Sei... Mas vai ser melhor pra vc?
- Acho que sim, lá eu vou ser técnico, passei no concurso.
- Parabéns
Chegamos no exame. E eu fraquinha...
- Como é meu último dia, faço questão de levar a senhora de volta para o quarto. Vou pedir para enfermeira me chamar. Rapidinho.
- Ok, Alexandre, ok.
Acabou o exame e cadê? Fiquei tão cansada de esperar que acabei deitando numa maca que tava dando sopa no corredor. Resultado: Alexandre me pediu mil desculpas e me levou deitadinha na maca.

Na hora que estava finalmente indo embora do hospital, resolvi passar um batonzinho e um blush para não assustar minha filha quando chegasse em casa. Quando o maqueiro chegou, (esse eu não lembro o nome) eu estava arrumando meu lenço.
- A senhora tá bonita com esse lenço dona Marcia.
- Ah.. Obrigada, acho que vou melhorar.
- Olha, a senhora tem ouvir a opinião masculina, eu tô lhe dizendo, tá bonita assim. Não ouve a opinião de mulher não, pode ter inveja.
Juro, aconteceu assim. Nada como sair do hospital com um maqueiro-bofe dizendo que vc tá bonita e que alguém ainda pode ter inveja de vc. Adoro maqueiros.

28 comentários:

  1. Que bom que vc voltou Márcia! E aí está melhor? Gosto de ler o que vc escreve, nos anima sabe! Fiz quimio essa semana e é aquele mal estar que vc conhece ... Estou torcendo por vc e que Deus continue a dar essa força e fé em sua caminhada! Bjs...

    ResponderExcluir
  2. Hahaha! Amei esses maqueiros! Ainda mas com esse nome...beijos!

    ResponderExcluir
  3. na área da saúde tem muita gente como esses maqueiros: dedicados, que amam o que fazem e são capazes de levantar o astral do paciente!
    em momentos como esse que vc está vivendo, essas pessoas são fundamentais para a sua recuperação.
    minha irmã transplantou o coração ano passado e estava cercada de gente assim!
    vc vai vencer!! creia!
    uma bjk e vamu que vamu

    ResponderExcluir
  4. Ahhhhhhhhhhhhh...la no Cardoso fontes tambem tem uns maqueiros muito bem humorados, a primeira vez que fui para a sala de cirurgia eles me levaram cheios de gas, mas tiveram que me trazer de volta, faltou sangue no hospital, so operei 1 semana depois... E ai recuperada dos gols da Holanda????????????? Um beijaoooooooooooooo

    ResponderExcluir
  5. Hahaha, adorei essa dos maqueiros radicais!!!
    Que bom q vc está melhor, fico mto, mas mo feliz por "vê-la" aqui. Beijo bem grande pra vc e pra Manu, até logo, Drika :)

    ResponderExcluir
  6. oi Márcia,só hj descobri seu blog e nem sabia q vc tb estava lutando com esse tal de câncer.Eu luto há 5 anos e meio...Primeiro no intestino,depois no figado e agora nos pulmões.Semana q vem faço a última sessão do meu 5o.tratamento quimioterápico.O q mais me chamou a atenção foi a semelhança de sentimentos q a gente tem...Os tipos de amigas,as pessoas q oferecem a floresta amazônica,a preocupação com a queda de cabelos(não me adaptei à peruca nem lenços..resolvi meu problema com uma boina),o apoio e carinho da família,tb descobri os maqueiros numa das minhas internações,minha discussão com a psico-oncologista do hospital.Eu disse prá ela:"quer dizer q além das dores,dos mal estares vc quer dizer q eu sou culpada pelo câncer?!?!",qdo ela veio com aquele papo q vc sabe.E olha q sou adepta da terapia...fiz durante 14 anos!!!Enfim,tb fiquei asssutada com a postura da Hebe,do José ALencar,da Dilma...pq nós saimos do hospital ou de uma sessão de quimio acabadas,enjoadas,desanimadas,às vezes na cadeira de rodas.Pq será q eles saem de terno e gravata,bem vestidas,maquiados,cheias de jóias,andando normalmente!?!?!...Será q sou fraca demais (meus médicos dizem q sou uma guerreira!!!) ou será q o poder impede q eles demonstrem fragilidade.Mas,enfim,cd um é um,cd um vive o cancer como quer e como dá conta,né não!?!!?Olha,vou acompanhar mais seu blog e vou torcer por vc,por mim,pela Drica Morais,pela Hebe,pelo José Alencar..e portantos outros parceiros nesta luta,principalmente por aqueles q se tratam pelo SUS E não tem o conforto e assistencia q nós temos.Força prá nós!!!

    ResponderExcluir
  7. Convivo com um há 27 anos, é o meu pai... ele é ótimo, tem senso de humor para tudo.
    Pra vc ter idéia chegou em ksa uma vez falando: "Menina, hj derrubei o paciente da maca... eu: Painho, tu tem q ter mais cuidado... ele: Eu? A culpa n foi minha, a culpa foi da mulher dele que ficou o tempo todo me enchendo a paciência dizendo que ele iria cair, daí minha filha para queda foi apenas 1 segundo, ta vendo que as palavras tem força?... Pois é, Márcia, meu pai é um maqueiro maravilhoso, que ainda acredita na força do pensamento. Muita energia positiva pra vc tá. Bjão. Q Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir
  8. Márcia, andar em uma maca9ou cadeira) em alta velocidade não é todo dia não!!
    São pessoas maravilhosas que Deus coloca na vida da gente não é??!!*))

    Fiquei sabendo do seu blog através do bloglog, e cá estou...quero te indicar um blog maravilhoso posso??

    E´este aqui...http://casaclaridade.blogspot.com/

    Espero que goste, um beijo, COra.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Marcia...
    Eu tb sou mais um que veio através do bloglog...
    O da Andrea Veiga... Tava dando uma passeada pelos blogs por lá e ela postou o teu!
    É comovente, engraçado às vezes, ARREBATADOR... O jeito que vc escreve...
    Vc fala de VIDA! E tem muita vida ainda aí!!! Sou um cara meio durão, sabe? E vc me emocionou!!! Não sei o que é conviver com uma pessoa com cãncer! Mas, não importa, vou voltar sempre, nem que seja só pra ver o desfecho - FELIZ COM CERTEZA - desse aprendizado...
    Fique bem! Um bjão...

    ResponderExcluir
  10. Ahhh queria um maqueiro pra ontem!! rsrsrsrs
    Bom vir aqui e encontrar noticias suas! O Brasil inteiro ta torcendo por vc, vai ser querida assim lá longe, kkkkkkkk
    Xeirooooooo!!

    ResponderExcluir
  11. É muito bom quando encontramos pessoas especiais que nos fazem bem.
    O senso de humor nos faz muito, muito bem.
    Que bom saber que voltou. Estou na torcida também viu?
    Bjs com carinho para você.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Marcia. Acabei de ler o blog da Andreia Veiga e soube do seu. Na adversidade, surge uma cronista que o público não conhecia. Maravilha! Saúde e paz!
    Alessandra.

    ResponderExcluir
  13. Adorei te encontrar. Que bom que voltou a escrever. Estava sentindo sua falta por aqui.Amei a história dos maqueiros. Me tira uma dúvida, vc volta a fazer a peça Tango, Bolero e Tcha, tcha, tcha? Queria tanto ver, mas queria ver com vc. beijinhos
    Andrea V

    ResponderExcluir
  14. Marcinha, v está escrevendo cada vez melhor. E enfrentando com muita coragem tudo isso. Me orgulho muito de você, minha amiga querida.
    Thereza

    ResponderExcluir
  15. Passando rapidinho aqui
    adorei o post.
    Maqueiro de sorte ;)

    Bjo

    ResponderExcluir
  16. Show!!Poderia dizer: Força Márcia!!Mas axo q isso(força) vc tem de sobra!Então; continua assim, multiplicando sorrisos e dissipando tristeza. Vc nasceu pra isso!É seu melhor dom.

    Bjitoss!
    =D

    ResponderExcluir
  17. Olá querida
    A figura do maqueiro representa a sua aceitação como pessoa,você continua linda,maravilhosa,sá que as vezes fica dificil de ver.Vamos comprar muitos lenços,frequentar liquidações,sairmos da quimio de cabeça erguida e passando sempre bem,lendo e escutando aqueles que nos trazem alguma coisa boa,afastar pensamentos negativos,lutar contra a tristeza (que as vezes teima em nos visitar) e bola para frente..........Mil bjs da amiga Mara

    ResponderExcluir
  18. Oi Márcia,

    Adorei essas estórias de maqueiros! Me fez lembrar um lance engraçado que aconteceu, também em uma maca, no ano passado, na operação de hérnia ingnal do Bento.
    O anestesista resolveu não dar anestesia geral, porque o Bento estava meio gripado. Então, deu um "suquinho" com uma espécie de sonífero, para ele entrar no centro cirúrgico já meio grogue para então, só depois, dar uma sedação. O Bento tomou e dormiu direto. Puseram ele na maca, e o maqueiro comentou: - Nossa, ele não vai nem precisar de anestesia... capotou direto!
    A porta de entrada do centro cirúrgico, estava meio congestionada. Eis que, quando o maqueiro começou a pedir licença, o Bento, do nada, deu uma levantada básica, e falou bem alto:-"ABRAM ALAS!" E deitou de novo, na maior tranquilidade. Não sei o que foi mais engraçado... O Bento dando a tal ordem, ou a cara assustada do maqueiro!
    Mas não são só os maqueiros que fazem elogios não, viu? Gostei muito de te ver na festa de São João. Você estava super estilosa e elegantérrima!!

    Bjs,

    Claudia

    ResponderExcluir
  19. Oi Márcia, queria falar com você...será que você pode me passar seu email? Mande um email para o meu email leticia@inana.com.br
    Super obrigada!!
    Grande beijo e ....força na peruca!!!

    Leticia Rotta
    www.inana.com.br

    ResponderExcluir
  20. Vc é ótima.
    As melhores pessoas do mundo são as que têm bom humor.
    Vc é uma.
    Beijão de fã.

    ResponderExcluir
  21. Olá Marcia. Também descobri seu blogo no blog da Andrea Veiga. Já indiquei o seu para vários amigos. Show de bola a maneira que vc encontrou de encarar a doença. Que vc esteja logo curada, de vez! Bjs MP

    ResponderExcluir
  22. Isso é que é maqueiro de categoria! hehehehehe...
    Achei teu blog hoje. Quinta-feira faço a 6ª quimio vermelhinha e deve ser a última.
    Tô de saco cheio de ser careca... E tb juro que nunca mais reclamo do meu cabelo...
    Força, querida. Sempre. A gente vai se livrar dessa bosta...
    Bizus!
    www.danielapaulino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Lindonaaaa, to vendo vc no Sai de Baixo ( canal Viva), que legal!!! Saudades dessa época, bjo grande pra vc e não some viu? Até logo, Drika :)

    ResponderExcluir
  24. Márcia,

    To sentindo saudade de você e torcendo muito pra você voltar logo pro Tango, embora eu ame fazer a Genevra!
    Te desejo força na peruca pra você voltar logo a reclamar de unhas quebradas!!
    Beijos
    Carol

    ResponderExcluir
  25. Eu quero um maqueiro desses, sob medida, só pra mim!!! Hahaha!!!
    Tô brincando, lógico, mas a gente não imagina o quanto existem pessoas bacanas, que nos ajudam em momentos tão marcantes da nossa vida. Muitas vezes um simples comentário como esse do maqueiro, FAZ TODA A DIFERENÇA nessas horas!Isso é que é bola dentro, o resto é conversinha. Me fez lembrar de um enfermeiro, lá do Hospital do Câncer, em SP, quando operei. Ele era tudo de bom, fazia um curativo...
    ai ui!

    ResponderExcluir
  26. Marcia,estou muito íntimo de um amigo comum: o Tempo. Há um tempo atrás - muito tempo atrás - nós nos conhecemos, nos juntamos e realizamos coisas. E seguimos nosso caminho. Às vezes juntos, às vezes - e cada vez mais - separados. E o Tempo anotando tudo. Passando rápido. Devorando tudo. Ajeitando tudo. Você continua exuberante, bem humorada e falante. Como sempre foi. E como sempre será, graças a Deus. Enfrentar o que você está enfrentando é tarefa para quem tem destino GG. Dos grandes. Destino de grandeza. E você é das grandes. Com o Tempo, aprendi a parar pra refletir. Recuar. Esquecer. E continuar vivendo na alegria e na espontaneidade. Porque eu tenho a impressão que nós vamos continuar juntos. Não sou eu que estou dizendo não. É o Tempo. Adorei seus textos. Um superbeijo do Aloisio

    ResponderExcluir
  27. Vi vc hj no sai de baixo...Ô saudade!! Bom q fui vendo, rindo e mandando energia boa procê!!!!!!!!!!Fui contar pra minha mãe q vc tá dodói e ela ficou chateadona, mais uma pra rezar por vc a partir de hj!!

    xeirinhoosss!!!

    ResponderExcluir
  28. Eu adoro maqueiros. Em quatro cirurgias e dois procedimentos, a companhia deles e aqueles sorrisos lindos me fizeram ir cantando para o Centro Cirúrgico.

    ResponderExcluir