segunda-feira, 18 de outubro de 2010

isto é

Finalmente dei uma entrevista sobre o câncer, o tratamento e minhas opiniões sobre tudo que acontece quando se vive esse negócio. Depois de muito pensar, achei que seria legal e foi. Revista ISTO É que está nas bancas. Disponível também no site da revista.

21 comentários:

  1. Li sua entrevista e concordei com tudo, porque eu também estou passando pelos mesmos fantasmas que vc, mas com muita força e coragem tenho certeza que vou vencer!
    Meu tratamento já termina em dezembro e durante cinco anos vou conviver com o medo dos resultados.
    Meu cabelo já cresceu,mas não posso pintar e esta completamente branco sem que possa remediar isso até o final do tratamento. Detesto quando alguém fica insistindo que devo pintar como se ter cabelos brancos fosse uma ofensa ou que demonstra desânimo de minha parte. Isso e outras coisas cobram das pessoas que passam por este problema. Adorei sua dica do lápis de sobrancelha.

    ResponderExcluir
  2. Que bom Marcia. E muito importante que as pessoas saibam mesmo. O cancer de ovario ainda e pouco difundido,e deve ser esclarecido. Acabei de passar por outra cirurgia, tive residuo do outro tumor, nao foi facil, mas graças a Deus estou aqui, a fe me leva a crer na minha cura, e esta fe tem me movido sempre que o desespero tenta invadir a minha mente. Um beijo e que Deus te abençoe sempre.Lucia

    ResponderExcluir
  3. Marcia, acabei de ler sua entrevista.
    Muita força na peruca. Adorei conhecer suas opiniões. Concordo com várias delas.
    Perdi minha irmã mais velha no começo do ano para o câncer. Realmente é uma doença de muito sofrimento...
    Minha irmã foi uma verdadeira guerreira, mas acredito que chegou a sua hora. Passamos por vários momentos... Felizes e tristes... Vitórias e derrotas....
    Fica o meu depoimento.
    Bjs,
    Fabi

    ResponderExcluir
  4. Oi Márcia, li sua entrevista na Isto É e resolvi escrever, pois trabalho na CAIXA e atendo as pessoas que tem câncer (nome técnico NEOPLASIA MALIGNA) e querem sacar seu FGTS e PIS para o tratamento e acabo ajudando estas pessoas como funcionário e budista. Sim sou budista então não tenho "problema" com a morte, pois ela é inevitável, mas sempre reparei que as pessoas quando descobrem que tem câncer não pensam no sofrimento do tratamento, mas a primeira bobeira que vem a mente é: "EU VOU MORRER!!! EU NÃOOO QUEROO MORRERRRR!!!
    Agora que você passou desta fase perca um pouco de tempo e descubra quantas pessoas já morreram desde o dia que você descobrir que estava com câncer até hoje. Principalmente quantos adolescentes (filho da Cisa Guimarães por exemplo) morreram de acidente e se pudessem trocar de lugar com você sem duvida alguma faria.
    As doenças servem para nos dizer que algo na nossa vida está errado, que precisamos nos cuidar mais e sacrificar menos nosso frágil corpo e que precisamos aproveitar mais a vida.
    Já parou para pensar se a sua doença não tivesse regredido e você tivesse morrido??? Quantas pessoas que você magoou e não teve tempo de pedir perdão e quantas pessoas que te magou e você não teve tempo de dizer, tudo bem eu superei mas não faça mais isso. Quantas horas você perdeu com bobeiras para manter aparência, saciar o ego com futilidades e deixou de viver com quem te ama, por exemplo sua filha que deve ser linda.
    Estou muito feliz com a sua recuperação e não queira voltar a sua vida normal, pois não somos novela da Globo para ter um "VALE A PENA VER DE NOVO", viva uma nova vida.
    Se tiver interesse fica o convite para frequentar uma reunião da BSGI, uma organização budista, aliás muitos artistas são budistas da SOKA GAKAI, lá você verá que você sofreu por um grão de mostarda, pois a casos muito piores que o seu, mas por incrível que parece a doença não estragou a vida destas pessoas.
    Concordo com você, o doente não tem culpa nenhuma pela doença, nós apenas algumas vezes favorecemos a doença com nossa vida doida, mas ninguém é culpado por isso.
    Agora para com o preconceito da careca, aliás, vou sugerir a PlayBoy fazer um ensaio com você careca, por que não!!!!
    Beijão e melhoras.
    ANDRÉ TOMASSO - Bebedouro/SP - atomasso1@yahoo.com

    ResponderExcluir
  5. Marcia,

    Li sua entrevista!!! òtima. Inclusive fiquei sabendo do seu blog através dela. Também estou vivendo algo parecido e amei sua posição sobre vaidade. Também uso meus lenços ( um pra cada roupa...rs) peruca e tudo mais. Temos que viver até o último segundo sentindo-se bem consigo mesma. Também sou blogueira, "lazer" que comecei através da situação que vivo hoje.
    Este é link: http://viverimporta.blogspot.com

    Continue sempre assim tá? Alegre...
    Bjus
    Bruna Lessa

    ResponderExcluir
  6. Márcia, ótima entrevista. Me identifiquei muito quando vc fala do " olhar pé na cova". Comigo as pessoas me olhavam com olhar " Coitadinha, tá com câncer, vai morrer". Mas, graças à Deus saímos vivas e fortes diante de tanta dor. Valeu! Que a cada dia vc esteja melhor! Bjsssssssss

    ResponderExcluir
  7. Li a entrevista e fiquei chocada... como o ser humano é idiota ao ponto de pensar q alguem quer uma doença pra si? não acredito q existam pessoas assim!passei por uma situação parecida qdo tive uma eclampsia e uma pessoa muito proxima a mim ficou procurando motivos pra eu ter passado por aquilo..é o fim!!
    Gosto de vir aqui pq gosto de vc e tb da forma como vc expoe as coisas. Tenho aprendido muito, vc fala a verdade e não fica enrolando, fantasiando acerca do problema. É bom pra q abramos tb nossos olhos ao nos confrontarmos com algum amigo ou parente passando pelo problema e não abrirmos a boca ( ou os olhos) pra falar besteira. É uma fase, vai passar, mas quem passa sofre, lamenta, reclama...faz parte!ô se faz!
    Bjo enorme!

    ResponderExcluir
  8. AMEI a entrevista, você tem pontos de vista muito legais, coisas que leio e acho incrível porque já senti exatamente isso, a história do pensamento positivo, de manter a calma, sinto exatamente como você em relação a isso. Sua sobrancelha está super legal, fica muito bom o retoque. E acho que essa entrevista é muito importante porque você faz muito bem pra as pessoas que tem e que não tem câncer, mas justamente porque não fica exigindo alegria, positivismo e sim porque fala como quer, o que realmente sente e isso é muito legal, acho que isso conforta, sabemos que estamos falando com um ser humano comum, com sentimentos,e não com um livro de auto ajuda. Enfim, é isso, parabéns mesmo pela entrevista e pelo blog. Entendo mesmo que você não escreva todo dia, mas dá muita saudade sabia, vontade de saber como você está e de refletir sobre o que você escreve =)
    E no dia que tudo isso passar, vou comemorar como se estivesse ao seu lado, e esse dia chegará logo, estou aqui mandando todas as energias positivas que puder.
    Beijão

    ResponderExcluir
  9. Márcia
    Tava morrendo de saudade de seus posts. Li sua entrevista no sábado 16/10 na internet mesmo e amei. Você tá muito bonita(como sempre foi)não tô dizendo isso p/ te animar não. Tá mt bonita msm nem parece que teve cancêr até minha mãe falou que não parecia. Estou revendo Sai De Baixo e você está mt hilária como Neide Aparecida. Estou rezando todo dia por vc. Qnd vc ficar de cama por causa da quimio lembre de mim e de todos os seus fãs q estamos torcendo pela sua recuperação e Força Na Peruca.
    Qnd vc ver esse comentário, se vc souber me manda um e-mail(se vc me disser oi já vou ficar mt feliz): karinedosreissampaio@hotmail.com
    Te Adoro
    Karine

    ResponderExcluir
  10. Marcia, pq fica tanto tempo sem dar notícias? Desculpe, mais também sou paciente e ADORO suas postagens... Outra coisa, quando ficar totalmente recuperada, ajude-nos para que todos os pacientes tenham direito ao acesso aos medicamentos.Peço isso, não por mim, que depois de ter o direito ao Mabthera, negado em primeira instância (sim existe juiz insensivel a este ponto), acabei conseguindo em ação de recurso (as primeiras 8 injeções, as 12 faltantes ainda não sei como será...). Até onde sei, a lista de medicamentos do SUS, que deveria ser atualizada a cada 2 anos para que nós pudessémos nos beneficiar dos avanços da medicina, está desatualizada desde 2001.Para Linfoma, o remedio existe só custa R$ 9.000,00 a dose... Desculpe Marcia mais postar esse comentário no seu blog ja faz parte da minha estratégia de criar um movimento para pressionar o governo a cumprir o artigo 196 da constituição federal: "A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação".

    ResponderExcluir
  11. Acabo de te conhecer. Fomos apresentados pela IstoÉ. Tenho muito pouco a lhe dizer. Quero apenas que a partir de hoje vc saiba que, pela força de seu olhar na foto publicada, vc estará sempre em minhas orações.
    Se precisar jogar parte da sua raiva em algum lugar, use meu email (sld.qualidade@gmail.com).
    Prometo que não responderei.

    ResponderExcluir
  12. Márcia,li a "nossa" entrevista;digo isso porque, tenho certeza que reflete o pensamento de cada uma de nós.Maravilhoooosaaa!Eu me identifiquei em todas as respostas,prá variar vc foi demais.Márcia,já mandei meu e-mail através de outras postagens,continuo aguardando seu comunicado.Meu nome é Diana,moro em Itaipú(Nit), trato com Dr. Eduardo na Barra e sou mãe do Rômulo que fez um dos guardas da sua delegacia(7 Pecados).Beijos

    ResponderExcluir
  13. Marcia, adorei sua entrevista. Nos anos 80 e 90 cancer estava ligado a sentimentos ruins, mágoas, raiva etc... Muito conveniente para as empresas alimentícias, a agricultura e empresas eletrônicas entre outras, que direta, ou indiretamente nos expõem a essa doença. A nova sociedade que surgiu no século XX fez com que possivelmente 50 a 60 % da população venha a morrer decorrente desta doença. Mas, claro, a culpa é do doente, ele que se expôs a doença. Incrível é achar que com toda aquela quimioterapia, que é uma agressão direta ao organismo, o doente é que não venceu a luta. Chega, se é para colocar a culpa em alguém, que não seja no doente, e sim na sociedade industrializada. Vamos acordar para a verdade, não são os sentimentos que nos traz essa doença, mas tudo que está ao nosso redor, como alimentos,microondas, celular, notebook, mas isso as empresas que fabricam não falam, pois daí as pessoas pensariam duas vezes antes de usar e ligar um microondas, ou usar um celular próximo do cérebro, ou notebook próximo do abdomen.

    Parabéns Marcia.

    ResponderExcluir
  14. Marcia uma retificação ao meu comentário, quando lê-se 50% ou 60% da população, é que vão ter a doença.

    bjs

    ResponderExcluir
  15. Eu já tinha colocado que foi pela revista que descobri o BLOG,começo a quimio dia 04/10.Não sei como vai ser,mas vc ajudou muito!!

    ResponderExcluir
  16. Cabrita, falei duas vezes de você esta semana.
    Uma, quando caí em si que eu nunca tinha falado do diagnóstico em quase duzentos posts d'A Saga de Valente. Foi logo no começo da semana, antes de receber a revista.
    Acho que fiquei com uma sensação de alívio, semelhante à que acho que você sentiu, quando leu sua entrevistas.
    Fico igual você ficou, quando sua filha foi de lenço pra escola, quando Tomás, meu neto, pede pra colocar a mão na fístula da minha hemodiálise.
    Beijos.
    Que em janeiro você esteja tinindo de verdade.

    ResponderExcluir
  17. Li a entrevista essa semana, fui diagnosticada com câncer de ovário no fim do mês de Setembro e foi muito importante ler sua entrevista, pois todos queriam uma fortaleza espiritual que eu não tinha e não sou, fiz a primeira quimio, ainda estou na fase do medo, assustada e pronta para cortar a cabeleira, mas estou viva e feliz que voce está ai para me dar essa força.Obrigada!!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Li sua entrevista e por isso encontrei o blog. Fico feliz em você ter podido desabafar e falar dos sentimentos.
    Fico triste pelos comentários da pessoas, mas sinceramente acho que as pessoas não sabem o que dizer e no fundo no fundo não é por mal. Nós é que estamos fragilizados. E cada olhar, cada palavra soa negativamente.
    Nós não podemos mudar a atitude das pessoas mas podemos mudar nós mesmas não nos incomodando tanto, não dando importância a opinião dos outros. Filtre tudo e mantenha no seu coração apenas as coisa boas. Muita paz e muito amor. Deus em mim saúda Deus em você!

    ResponderExcluir
  19. Olá Marcia, tenho acompanhado seu blog e concordo com a maioria de seus comentários sobre tudo isso que vivemos. Vi sua reportagem também gostei de sua atitude. Também fazendo quimioterapia para curar um câncer no ovário. Tenho dois cateteres, para fazer a quimio do sistema e a intraperitonial. Se possível gostaria de saber mais sobre o seu tratamento, já que você também faz algo parecido. Se possível também saber quais os medicamentos que está usando. Meu email francigd@yahoo.com.br, caso queira comentar sobre. Eu adorei seu visual! Eu inclusive vivo me maquiando... tenho tempo né... hehe férias forçadas! Um beijão

    ResponderExcluir
  20. Concordo integralmente com o que disse em sua entrevista. Por problemas de natureza diferente, senti da mesma forma a crueldade das pessoas. Das mulheres, principalmente. Muito conveniente essa avalanche de obras de auto-ajuda que coloca em cada um de nós a total responsabilidade pela própria sorte ou pela própria desgraça. Ofender, trair, roubar, prejudicar o outro de qualquer forma, isso pode, porque afinal, errar é humano, não é? Magoar-se, não pode! Chorar, ficar triste? Nem pensar! Isso é pessimismo!TEMOS que ser felizes! Se você não é feliz ou se está doente, a culpa é SUA! É a velha saída de Pilatos... ou não? Um abraço!

    ResponderExcluir
  21. Muito simples pensar que cada pesssoa é um ser único. Se é único, também possui uma responsabilidade única. Quem é o único responsável, por colher os grãos de arroz que plantaste quando tinhas quinze anos. Era uma manhã de setembro, e havias acordado com uma forte de cabeça. O que terias pensado? Se somos únicos donos de nosso destino, de que forma posso colher lentilhas, se plantei arroz e não quiz adubar, estava com dor de cabeça e tinha apenas quinze anos.
    A música dos Titãs: Epitáfio, explica melhor o que Eu quiz dizer.
    Tenha fé na quimioterapia, na equipe Médica, Enfermagem e a todos que a circundam pelo hospital, quando estás em sessão clínica. Agradecer a tudo e todos, também é um ótimo remédio e ainda, continue a Rir Muito e fazer rir ao maior número de pessoas.
    Com certeza, O Deus que está em seu Interior já a curou. Continue a alegrar todas pessoas por onde passar.
    És Guerreira e Vitoriosa. Parabéns a você, sua filha e aos demais.
    Reverências
    Luís Carlos Sachet
    luicarsachet@yahoo.com.br
    luicarsachet@gmail.com

    ResponderExcluir