quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Hipócrates e seus discípulos

Nunca tive dúvidas quanto à minha profissão. sempre quis ser atriz, só não sabia que isso era uma profissão, acho que, como minha família não tinha nenhuma ligação com as artes, achava isso uma coisa muito distante e de mim. Quando aos 17 anos dona Bárbara Heliodora, que fazia parte da banca julgadora da faculdade de artes cênicas, me perguntou como eu queria fazer faculdade de teatro se não sabia nada, eu respondi:
- Ué.. quero entrar justamente para aprender!
Bingo! Entrei. Até hoje nunca tive uma crítica desfavorável dela. Deus é pai.
Nessa época eu só pensava em como conseguir um trabalhinho, em como saber o nome dos autores, das peças, conhecer os teatros e na minha paixão platônica pelo professor de filosofia.
Então eu fico pensando o que leva um jovem a escolher medicina. Na idade em que eu estava me vestido de dama, de bailarina, de abelha, eles estavam dissecando cadáveres! Como pode? Não é incrível? Não são seres especiais? Pelos meus cálculos, no fim dos anos 70/início dos 80, meu médico estava decidindo fazer oncologia! Numa época em que o prognóstico para câncer era muito pior do que é hoje. Meu cirurgião tem 45 anos de profissão. Já pensou como era há 45 anos?
Sei lá... acho que são seres superiores...
Meu muito obrigada.

9 comentários:

  1. Márcia, quem primeiro ouviu a hipótese do meu diagnóstico foi minha irmã, médica. Ela tem 29 anos, e busca a especialização em oncologia. Acompanhei toda a faculdade dela, morávamos juntas, sempre me interessei por isso, então quando a palavra "linfoma" surgiu pela primeira vez, já não me era estranha. Tive a sorte de ter o apoio de bons médicos, o que ajudou muito todo o processo. Enfim, médicos são especiais, pq são treinados todos os dias, por 6 anos, a serem superiores. Não são deuses (alguns até acham que são) mas com certeza aprendem uma ciência que não é para todos. E eu acabei sendo jornalista...
    Beijo, Juliana.

    ResponderExcluir
  2. Querida, a profissao, a chamada, sao dons delegados por Deus. Como voce recebeu o dom da arte, os medicos receberam o da cura. os missionarios o dom da palavra, o escritor , da escrita, o professor do ensino e por ai vai... A diferenca dos bons para os maus e que os bons realmente foram chamados e os maus fazem por fazer, para sobreviver! E essas diferencas sao visiveis, esta na maneira de tratar, na maneira de se comportar, olhar, e em tudo que e bom , que segue adiante com certeza e a presenca de Deus, porque Ele esta presente em tudo!!!
    Como vc esta, mande noticias de sua saude. Estamos todos que te admiram empenhados em orar e torcer pela sua recuperacao. Bjus

    ResponderExcluir
  3. Márcia, médicos são anjos! Verdade seja dita que nem todos, mas isso acontece em todas as profissões. Tenho sorte, pois meus médicos são uns amores para comigo. Trato tb com um clínico geral há 25 anos e ele me conhece tão bem, isso é ótimo. Infelizmente hoje em dia eles não tem o valor merecido, ganham pouco, assim como professores, eu sou professora e falo de cadeira. Mas isso já é outra história. Espero que vc esteja bem! Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Amiga,
    Acho que cada um tem seu dom, mais ser médico é um dom superior, afinal, em segundos ele pode salvar uma vida!
    Beijos no coração.
    Madri

    ResponderExcluir
  5. Márcia,
    Estou igual a você: descobri um câncer, escrevo um blog sobre ele e sou apaixonado com meus médicos.
    Escrevi sobre eles no dia dos Pais.
    http://asagadevalente.blogspot.com/2010/08/feliz-aniversario-98.html
    Beijo
    PC

    ResponderExcluir
  6. Marcia... Você é linda... Talentosa... E quando isso terminar você vai dizer... Eu não precisava sentir tanto medo... Você é PODEROSA... E o câncer não é nada para uma pessoa tão MARAVILHOSA... ALEGRE e FELIZ como você...
    Bjos Adoro você e seu excelente trabalho... AMO A NEIDE APARECIDA... ESTOU ASSISTINDO NO CANAL VIVA E AMO DE PAIXÃO...
    Karina Rico

    ResponderExcluir
  7. Olá Marcia !
    Sou fisioterapeuta e já vi de tudo na profissão.Passei por momentos difíceis pq vc tem q amparar as pessoas e ao mesmo tempo, ser profissional.Mas percebi ao longo do tempo q as pessoas positivas alteram seu sistema imunológico , permitindo q as "doenças" sejam drenadas , finalizando assim o seu processo. Se tiver uma oportunidade, não deixe procurar a Seicho-no-ie; por apresentar uma doutrina voltada para a manifestção da imagem verdadeira do filho de Deus, nos dá um caminho positivo e verdadeiro para encontrar as nossas "curas" interiores. Tenho visto muitas pessoas seguindo esse caminho e encontrando a felicidade. Tenho certeza de que poderá te ajudar e muito neste momento e quem sabe, vc assim, tb poderá ajudar a outros a encontrar a mesma luz. Que Deus te abençoe !! E passe a pensar que vc é 'perfeita" ! pois foi assim que Deus te fez ! Manifesta-se em nós ,e em nossa vida, o q acreditamos.
    Eliete
    e-mail: eliete.rocha@bol.com.br

    ResponderExcluir
  8. Marcia querida, minha xará, passei por tudo isso e mais um pouco há 4 anos, quando foi diagnosticada uma leuciemia. O mundo da minha família caiu, mas o meu não. É claro que em determinados momentos eu ficava com medo, fragilizada, mas desde a notícia, pensei: vou me tratar e me curar. Meu filho tinha 14 anos na época e mais difícil que as quimios e intercorrências, era deixá-lo p me internar. Esse tratamento é diferente de órgãos pois, temos que ficar quase 1 mes internados; qdo sai dps de 1 mes, chorava no carro feito criança vindo p casa..rs... Foi 1 ano de tratamento e em agosto de 2007 fez o transplante autólogo de medula. Estou linda e maravilhosa, meus cabelinhos que eram longos, já não mais são, adotei o chanel, como era a peruca e estou amando. Sinto que o que me segurou foi somente minha fé. Eu rezava dia e noite e confiei realmente em Deus. Força querida, isso passa e lembrará p sempre essa experiência de vida. Um grande beijo

    ResponderExcluir
  9. Sou médica e cheguei ao seu blog pq acabei de descobrir um câncer de mama e fiquei sem chão...nesse seu post vc conseguiu me dar força e me emocionar duplamente! Obrigada!

    ResponderExcluir