sexta-feira, 30 de julho de 2010

manual prático da mulher careca moderna

Aqui no Brasil ninguém teve a brilhante idéia de ajudar a melhorar o look das mulheres em tratamento de quimioterapia. Quando estamos bem, continuamos vaidosas. Como diz Maria Antonia, de lenço, careca ou de boné, continuamos mulheres.

- Careca - não me dei bem com perucas nem próteses, uso lenço mesmo, os melhores são os finos, longos com aquele rabão atrás, eu jogo pra trás e finjo que é cabelo, ainda disfarça o catéter se vc estiver de regata.
- Meus cílios caíram há pouco tempo, buuuuááá... Eu tinha cada cilião lindo! Dane-se, já me acostumei, mas para disfarçar, pinte bem na raiz com lápis preto, se quiser pode esfumaçar, é impressionante como ninguém nota. Disfarça total o look-peixe.
- Minhas sobrancelhas não caíram totalmente, então cubro as falhas com lápis marrom, fica ótimo, mas tem que ser com marrom, o preto fica medonho.
- Corretivo, sempre. Baton, esquece essa moda do nude, ficamos mais abatidas ainda. blush eu gosto de passar tipo fui à praia, tira a cara de doente.
- Pronto, as pessoas vão dizer que vc tá ótima! Tudo faaaalso! Oba!

quarta-feira, 28 de julho de 2010

pensamento

Nesta fase da minha vida eu ainda não descobri se eu estou conhecendo as pessoas como elas são verdadeiramente ou simplesmente apenas o que elas suportam.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

câncer - e agora?

Este texto destina-se às pessoas que acabaram de descobrir que estão com câncer, se não é o seu caso (toc toc toc), leia o post aí em baixo que é mais engraçadinho ou repasse este para alguém que está com esse problema.
Tudo que escrevo aqui é baseado na minha experiência e na minha observação com outras pessoas, é claro que cada ser humano é único,cada câncer é único, além do mais ninguém me pediu conselho nenhum, mas como sou enxerida aí vai ...
- a primeira coisa que acontece quando chega o diagnóstico é: todos a sua volta dizem : Calma! Pois então, DESOBEDEÇA! Não tenha calma, não dá para manter a calma!
Nessa primeira fase, a última coisa que se pode ter é calma! pensamento positivo também é impossível, depois ele vem com toda força, mas no começo não dá! Portanto, chore, xingue, quebre bibelôs, tenha raiva do mundo, vc tem todo direito. Acho difícil existir um pensamento pior do que o medo de deixar a criança mais amada órfa, nada me perturbou mais do que isso, é uma dor nas entranhas que não dá para relatar. ( por favor jornalistas, peço que não reproduzam em nenhum meio de comunicação essas linhas que são destinadas apenas a quem está passando por isso, obrigada)
- Vc tem todo direito de vivenciar um período de luto. Mas... ele tem que passar. Não tem jeito, vc tem tem que enfrentar isso e pronto. É você, você, você e você. Vá se arrastando, mas vá. Tomografia, consultas,quimioterapia, exames gelados,cirurgia, vá. Vá chorando se precisar, com medo, mas vá. Enfrentar tudo isso prá mim foi a única maneira de voltar a ter bons pensamentos e isso é um alívio.
- Aceite e peça ajuda. Você vai ver, as pessoas são solidárias e vc deve se aproveitar disso, é bom pra vc e para elas.
- Se você puder procure bons médicos, só de olhar pra cara do meu ou ouvir a voz dele no telefone, já me tranquiliza, acho que vou descobrir onde ele mora e alugar um ap lá. Eu sei onde é o cabelereiro da esposa dele, vou lá ficar amiga dela! Sério, acho que as melhores indicações vêm de outros médicos, porque eles sabem mesmo e nossos amigos conhecem o melhor médico do mundo e isso acaba por nos enlouquecer.
- Tenha planos para depois do tratamento, o meu é ir Disney com minha filha, já prometi e vou dar um jeito. Faça um, o que vc puder.
- Não leve em consideração todas receitas milagrosas que vão te oferecer, eu falo para meu médico e pronto. Ele que manda, senão... loucura! mas lembre-se, as pessoas têm a melhor das intenções, paciência, agradeça.
- Se vc puder faça análise, acho fundamental.
- Acupuntura também.
- Ginástica ( se liberada) também.
- Boa alimentação também.
- Chorar também.
- Quando eu não tenho enjôo, fadiga nem dor e minha filha está na escola eu cismo que tenho que aproveitar a vida. Mas o que é aproveitar a vida, né? Aí eu vou andar no Jardim Botânico ou vou ao cinema, às vezes sozinha mesmo, afinal meus amigos nâo têm que aproveitar a vida segunda à tarde.
- Tire férias do câncer. Quando estou bem, eu escondo todos remédios no armário.
- Procure fazer amizade com alguém da mesma faixa etária sua e que também esteja doente, é muito bom, a quimioterapia é um bom lugar para isso.
- Use sempre seu cartão-câncer(procure esse post).
- Nada de gloogle!É péssimo! A única vez que fiz isso, só trouxe sofrimento que eu não precisava. Ouça o seu médico. Nada de percentagem. Vc não sabe de que lado está. Só serve para assustar. Méééédico!
- Religião é muito bom nessas horas, eu , como não tenho me apego na dos outros, aceito tudo e me faz bem.
O que eu me lembro agora é isso mas vou atualizar assim que me lembrar de outra coisa, ok?

segunda-feira, 12 de julho de 2010

taxistas

Aconteceu duas vezes. Até os motoristas sabem que eu tô doente.
- Moço, vamos para Siqueira Campos depois da Toneleiro, por favor.
- No centro médico?
- É, mãe Dinah.
Outro dia,
- Moço, vamos para Sorocaba, depois da Mena Barreto, por favor.
- No prédio dos médicos?
- É, polvo da copa.
Só que hoje foi diferente. Entrei no táxi:
- Vamos pra Gávea por favor.
- A senhora tá parece aquela artista. Elas andam assim de lenço e óculos para despistar os paparazzi.
- Ah...
Depois me contou uma história fascinante de como um torresminho arrancou sua obturação. Chegamos.
- Obrigado. Tchau, hein,dona Zezé Polessa!
- Tchau, Gianecchini.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

maqueiros

Tem uma classe nos hospitais que eu nem sabia que tinha esse nome e que é muito divertida: os maqueiros. Os que conheci estavam sempre de bom humor e me tratavam com a maior gentileza.
A recuperação da minha primeira cirurgia foi bem rápida. No segundo dia, já estava voltando para casa e como é regra do hospital tinha que sair de cadeira de rodas. Pois bem, o maqueiro resolveu fazer um rally comigo. Saiu correndo, desviando de tudo e fazendo barulho de carro.
- E aí, gostou?
- Gostei - disse sorrindo. Foi bom dar um sorriso, o único, fazia dois dias que eu sabia que estava doente.

Na segunda operação, fiquei 9 dias no hospital e tinha que descer de cadeira de rodas para fazer exames. Alexandre muito íntimo foi me contando:
- Pô, dona Marcia, hoje é meu último dia aqui, vou para o hospital do Andaraí.
- Sei... Mas vai ser melhor pra vc?
- Acho que sim, lá eu vou ser técnico, passei no concurso.
- Parabéns
Chegamos no exame. E eu fraquinha...
- Como é meu último dia, faço questão de levar a senhora de volta para o quarto. Vou pedir para enfermeira me chamar. Rapidinho.
- Ok, Alexandre, ok.
Acabou o exame e cadê? Fiquei tão cansada de esperar que acabei deitando numa maca que tava dando sopa no corredor. Resultado: Alexandre me pediu mil desculpas e me levou deitadinha na maca.

Na hora que estava finalmente indo embora do hospital, resolvi passar um batonzinho e um blush para não assustar minha filha quando chegasse em casa. Quando o maqueiro chegou, (esse eu não lembro o nome) eu estava arrumando meu lenço.
- A senhora tá bonita com esse lenço dona Marcia.
- Ah.. Obrigada, acho que vou melhorar.
- Olha, a senhora tem ouvir a opinião masculina, eu tô lhe dizendo, tá bonita assim. Não ouve a opinião de mulher não, pode ter inveja.
Juro, aconteceu assim. Nada como sair do hospital com um maqueiro-bofe dizendo que vc tá bonita e que alguém ainda pode ter inveja de vc. Adoro maqueiros.